Prata: um metal precioso !
flickr - jovike
No século XIII, o rei de Portugal Dom Afonso II promulgou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata.
Era em conformidade com essa lei a liga de prata que contivesse, no mínimo, 80% de prata pura em sua composição.
Esse termo, prata de lei, é usado, ainda hoje, para denominar os diversos tipos de ligas de prata, especialmente as chamadas “pratas baixas”, as ligas com teor inferior a 925 gramas de prata por mil gramas. Atualmente, existem no mercado objetos prateados procedentes de países do Oriente como a Coréia, a China e a Indonésia. São produtos industrializados dos quais se produzem milhares de peças repetidas.
Além do banho de prata, esses objetos recebem uma camada de verniz especial que impede a oxidação durante cerca de 12 meses, dependendo dos cuidados. Esses objetos, se usados no dia-a-dia, podem perder o brilho rapidamente .
Um metal precioso
A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antigüidade.
Algumas pessoas desinformadas consideram as jóias em prata como semijóias ou bijuterias, o que é um grande erro.
Essa denominação de "semijóia" somente é adequada quando se trata de peças banhadas em prata e não peças maciças. (Na verdade, falar em "semijóia" é tão fora de propósito como falar em ovos semi-estragados, mulher semigrávida ou pedras semipreciosas.)
A prata possui variadas gradações que indicam o seu nível de pureza.
A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de jóias, a não ser em casos especiais como filigrana.
Peças confecciondas com prata 1000 ficam com um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente.
• Prata 950 - contém 5% de liga. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.
• Prata 925 - Contém 7,5% de liga de cobre.
• Prata 90 ou 900 - é a de menor valor.
Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.
PRATA DE LEI (925 ou 950):
É a prata utilizada na fabricação de jóias. Ela é pura e tem como liga, no máximo, 7,5% de outros metais. A cada 1000 partes de metal, 950 são de prata. As outras 50 pertencem a outros metais, normalmente Cobre.
fonte: soprata
É uma composição de metais leves, aditivada com prata, camada isolante de ouro 18K e acabamento final com prata pura. As jóias desta linha possuem leveza e brilho únicos.
Entendendo melhor a prata !

fonte: soprata
A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).
Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata. Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca. O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.
Fonte: Quatrocantos.com.br.
A prata não é tóxica.
Contato com outros produtos
- Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.
- Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.
- O contato de sua bijuteria com substâncias químicas produz alterações e deteriorações.
Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, salões de beleza, etc., ter cuidado com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros.
Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes .
O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras.
Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das jóias.
Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.
Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.
fonte:soprata.com.br
fonte: soprata
a) Primeiramente, veja se a peça a ser limpa está protegida por verniz.
Se ela tiver uma camada de verniz, limpe-a com uma flanela macia e seca e sem nenhum abrasivo.
Não havendo verniz, deve-se limpá-la com um polidor de metais do tipo silvo ou brasso.
Aplica-se uma fina camada, fricciona-se um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela extra macia.
Quando existem apenas manchas suaves uma flanela macia e seca as remove.
Fonte: Quatrocantos.com.br.
b) Uma solução caseira para dar brilho á prata escurecida é esfrega-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.
Fonte: Cracco Jóias
c) Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução.
A prata vai brilhar de novo.
d) Não tente dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc.
O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.
e) Existem disponíveis no mercado pastas e líquidos para limpeza de metais. A peça irá clarear na hora, mas tornará a escurecer com maior facilidade devido a oleosidade do produto.
Para limpeza utilize uma solução de água, uma escovinha bem macia para não riscar sua jóia e sabão de coco líquido ou em barra, enxágüe e seque com pano macio
(Informações do site www.fazfacil.com.br)
Bijuterias e Acessórios