O ouro, suas cores
e aplicações na joalheria !

flickr - Edge of Space
Desmistificando a cor
É muito comum ouvir expressões de que tal jóia é desta ou daquela procedência ou região em razão da sua cor.
Outros chegam ao absurdo de dizer que por ter tal cor não é ouro 18 K ou que o ouro de tal lugar é melhor.
Tais comentários não passam de puro desconhecimento sobre o assunto, até porque, o ouro puro é um metal, igual em qualquer lugar do mundo.O ouro puro tem 24 k, e 75% de 24 é igual a 18.
Assim, uma jóia que possui 75% de ouro puro é uma jóia de 18 K (750/1000).
Os outros 25 % da jóia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da jóia é definida pela seleção da composição destes 25% .
Mantém-se sempre puro, mesmo quando ligado a outros metais. Para que possa ser transformado em jóia, por ser mole, o ouro necessita da adição de outros metais. Essa união com outros metais é denominada liga, que também é responsável pela coloração do ouro.
Dependendo da porcentagem de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.
ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo
ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco
ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho
Fonte: Olivier Jóias
Para se obter ouro branco 18k
Acrescenta-se ao ouro(Au) 24k: 16,66% de paládio(Pd) + 16,66% de prata(Ag)
O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores. Normalmente ele é composto a partir da mistura com o níquel ou a prata e o paládio e, por esta razão, seu aspecto final é opaco e acinzentado. Por isso, para que tenha brilho, é necessário que passe por um processo técnico de acabamento popularmente conhecido como "banho de ródio".
Basicamente este processo consiste na imersão da jóia em um aparelho específico, onde é colocado um outro metal em estado sólido (geralmente a platina) que faz com que o ródio em seu estado líquido se fixe na jóia. Por falta de informação, muitas pessoas confundem essse processo com o banho de ouro.
É importante esclarecer que um não tem nada a ver com o outro. Ao contrário das peças folheadas a ouro, que tem o nobre metal apenas em sua superfície, nas jóias de ouro branco ele é o principal componente.
Por esta razão é comum que após um longo período de uso a jóia de ouro branco necessite de de um novo banho de ródio, uma vez que o uso freqüente da peça pode desgastar o seu brilho (e não o ouro!). Quando isto acontecer, basta levar a peça à joalheria de sua confiança e solicitar um novo banho. Desta forma você estará garantindo para sempre o brilho e a beleza de suas jóias.
Fonte: www.joiabr.com.br
Inicialmente deve ser esclarecido o fato, não obstante a homonímia, o quilate do ouro não possui nenhuma relação com o quilate de pedras preciosas.
O quilate do ouro representa uma relação de ouro em liga com outros metais; é a proporção de um vinte e quatro avos (1/24) ou 41,66 milésimos, em peso de ouro contido numa liga.
O ouro de 24 quilates (24 K), isto é de mil milésimos (1000/1000) é o ouro puro, identificado no mercado joalheiro através da expressão “ouro mil” ou “ouro fino” que na prática tem uma pureza mínima de 995/1000.
Fonte: www.grandjoias.com.br
Para saber qual a porcentagem do ouro está contida em uma determinada liga, os americanos convencionaram determinar esta porcentagem através da quilatagem do metal (karat), simbolizada pela letra K.
Desta maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia).
Já o ouro 18K (o mais usado pelas joalherias brasileiras) tem pureza de 75% do metal, ou seja, 750 pontos e 25% de liga, enquanto o ouro 14K é 58%, equivalendo a 585 pontos.
Quilatagem
|
Conteúdo de Ouro
|
Pureza
|
24K
|
100%
|
999
|
18K
|
75%
|
750
|
14K
|
58,3%
|
583
|
10K
|
41,6%
|
416
|
Fonte: Olivier Jóias
óias de ouro conservação e limpeza !
flickr - mararie
Como cuidar e conservar peças em ouro.
Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de ouro.
Uma peça poderá escurecer por outro motivo. Na confecção de uma jóia em ouro é utilizado um ácido que pode ficar retido na porosidade natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o escurecimento do metal.
Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e um pouco de amoníaco (à venda em farmácias).
Mergulhe a peça por alguns minutos, enxague, seque com pano macio.
Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza.
Não é aconselhável tomar banho com peças de ouro. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.
O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro. Dependendo da área de contato a recuperação não é possível. Cuidado quando usar o termômetro!!!
É aconselhável guardar as jóias embrulhadas ou embaladas individualmente para que não se risquem.
Precaução
Ao lavar as mãos, retire os anéis e prenda-os nos lábios, para evitar que sejam esquecidos no banheiro.
Além disso, o sabonete embaça as jóias com o passar do tempo.
Em jóias de ouro você pode usar álcool para dissolver alguma sujeira mais persistente, embora a maior parte das sujeirinhas saiam com água e sabão e uma escovinha delicada, tem que ser bem delicada para não riscar o ouro.
Depois de limpa basta passar um paninho que não solte pelos para dar de volta o brilho às jóias. Correntes de ouro ou prata
- ficam brilhantes quando deixadas de molho por alguns minutos em mistura de água com bicarbonato de sódio e depois enxaguadas em água pura.
Ouro - Prata - Platina
- Você obtém maior brilho desses metais,deixando-os de molho por 20 minutos em uma solução de 1 colher de sopa de amoníaco, 2 copos de água morna e 1 colher de café de detergente.
Depois,passe uma escova macia e enxágüe em água corrente.
(Informações do site www.fazfacil.com.br)
Bijuterias e Acessórios